4 dicas de como motivar agentes no setor público

4 dicas de como motivar agentes no setor público

  

Trabalhar em repartições públicas pode ser o sonho de muitas pessoas. Porém, as atividades habituais do dia a dia não costumam gerar grandes desafios, o que pode fazer com que os servidores se sintam desanimados.

Dessa forma, é muito importante motivar agentes no setor público para que mantenham um bom desempenho em relação às atividades que realizam.

Pensando nessa situação, preparamos algumas dicas interessantes para que você desenvolva uma estratégia motivacional apropriada, melhorando o ambiente de trabalho, a qualidade de vida e consequentemente a performance de sua equipe. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

1. Invista na qualificação profissional 

O capítulo 17 da Política de Pessoal do Governo Federal prevê algumas práticas importantes que, se bem implementadas, podem melhorar bastante o nível de satisfação e engajamento dos agentes públicos. O documento propõe um programa de treinamento e qualificação efetuado pelos gestores mais experientes dos departamentos, proporcionando interação e reduzindo custos na qualificação dos profissionais. 

Outro item importante é a possibilidade de licença-prêmio para investir em projeto de pesquisa de mestrado e doutorado, desde que o assunto abordado seja o trabalho público. Esse tipo de iniciativa, sem dúvida, gerará maior satisfação e interesse, por parte do servidor, em relação às suas atividades. 

2. Utilize a tecnologia para otimizar o trabalho 

Embora a aquisição de materiais em geral, no setor público, demande muito esforço e uma longa espera por licitações, é importante se empenhar ao máximo para otimizar o trabalho por meio do uso de recursos tecnológicos.

Atividades repetitivas e cansativas ligadas ao setor administrativo podem ser realizadas com a utilização de um bom software de gestão. Isso garantirá resultados mais acertados e deixará o servidor livre para efetuar com maior engajamento as tarefas que demandam maior esforço mental. 

3. Reconheça um trabalho bem-feito 

As pessoas, geralmente, esperam ser reconhecidas pelo que fazem. A dedicação, o comprometimento e o cumprimento das obrigações inerentes ao cargo são bons motivos para um feedback positivo. 

Recompensas como prêmios, bônus e aumento salarial, se possível, são métodos bastante eficientes para demonstrar que satisfação no que diz respeito aos resultados obtidos. Contudo, o mais importante é que um trabalho bem-feito não passe despercebido, mesmo que o reconhecimento venha em forma de um simples elogio. 

4. Saiba lidar com conflitos

Um ambiente de trabalho no qual há boa relações interpessoais, empatia e cooperativismo pode elevar, e muito, a produtividade, uma vez que as pessoas se sentirão satisfeitas e acolhidas pelos colegas.

Saber administrar b​em os eventuais conflitos é de fundamental importância para alcançar e manter um ambiente agradável, além de motivar agentes no setor público. Sempre procure meios de minimizar perdas e otimizar ganhos para todos os envolvidos. 

Mesmo que, como gestor, você disponha de poucos recursos, é possível, com dedicação e criatividade, motivar agentes no setor público, criando um ambiente acolhedor e empático. Valorize as interações humanas e ouça os membros da sua equipe, afinal, eles também podem contribuir com boas ideias.

Esperamos que essas dicas possam ajudar você a promover um ambiente de trabalho mais dinâmico, agradável e produtivo. Aproveite e veja como promover a cultura do feedback na gestão pública.

   

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