Afinal, o que faz um consultor de perfil profissional?

Afinal, o que faz um consultor de perfil profissional?

O que faz um consultor de perfil profissional? Antes de responder essa pergunta, é preciso saber o papel que as consultorias exercem dentro de uma empresa, no geral.

As consultorias oferecem projeção do negócio a longo prazo, servindo de apoio para o planejamento estratégico e concedendo uma base para uma tomada de decisões mais segura e eficiente.

Nesse contexto, temos o analista comportamental. Se você quer saber um pouco mais sobre o que é e quais são as funções desse profissional, continue a leitura e fique informado!

O que é um consultor de perfil profissional?

Antes de saber o que faz um consultor de perfil profissional, é necessário entender quem é, exatamente, esse colaborador. O consultor de perfil profissional, ou analista comportamental, é aquele que trabalha com a avaliação de perfis nos processos de recrutamento e seleção, internos e externos, de uma determinada empresa. Ele pode ser um psicólogo, um coach, um profissional de RH e até mesmo um assistente social que se especializou por meio de cursos específicos nessa função.

O que faz um consultor de perfil profissional?

O consultor de perfil profissional deve ser capaz de analisar, sistematicamente, o comportamento apresentado por um candidato em um processo de recrutamento e seleção e relacionar suas atitudes ao que a empresa espera. Essa relação deve ser feita tanto para saber se ele está adequado aos valores e à missão do negócio como para avaliar se é detentor das competências desejadas para o exercício da função.

O analista comportamental atua tanto na descoberta do melhor profissional para ocupar uma vaga quanto na definição de quais as habilidades necessárias para que uma atividade pode ser exercida com excelência. A sua principal missão é adequar o capital humano às necessidades da empresa.

Quais os principais pontos que esse profissional deve dominar?

Para exercer a função com excelência, é necessário ter um bom raciocínio lógico, capacidade analítica e um perfil versátil. Dessa forma, o analista comportamental pode aplicar uma dinâmica de grupo realmente eficiente, fazendo uma leitura adequada do comportamento dos candidatos. Assim, é capaz de orientar uma contratação fundamentada em fatos, livre de achismos.

Os principais pontos que devem ser dominados são:

  • a capacidade de ler o comportamento do indivíduo e relacioná-lo às competências desejadas para a função;

  • ter habilidade em fazer avaliações de competências organizacionais, definindo o perfil ideal para cada cargo;

  • distinguir com excelência os profissionais que realmente têm o perfil apresentado, e não estão apenas tentando ludibriar o recrutador demonstrando aptidões óbvias esperadas;

  • diferenciar posturas adequadas de inadequadas;

  • saber identificar a linguagem corporal e conhecer os seus sinais

Entendeu o que faz um consultor de perfil profissional? Em resumo, essa é uma atividade fundamental para que a empresa possa ter uma equipe de alto desempenho e totalmente alinhada aos seus objetivos e desejos, já que esse colaborador está apto a descobrir exatamente o tipo de profissional de que o negócio precisa para crescer. 

Gostaria de receber mais informações como essas para colaborar com o desenvolvimento do seu negócio? Então assine já a nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Sem comentários

Cancelar