Avaliação de Perfil Profissíonal: Preciso ter Graduação ou Pós ou MBA pra ser selecionado?

Avaliação de Perfil Profissíonal: Preciso ter Graduação ou Pós ou MBA pra ser selecionado?

O analfabetismo digital é tão grande que muitos profissionais ainda têm a crença de que o aprendizado vem da formação formal (Graduação, Pós e etc…), enquanto que hoje o conhecimento vem da capacidade de buscar na infinidade de informações disponíveis nas mídias digitais, escritas, podcasts, intranets, cursos livres e certificações o seu aperfeiçoamento profissional.

Foi-se o tempo que a máquina registradora de um banco fazia só as quatro operações matemáticas. Hoje, na prática, ela é um computador que tem infinitas conexões e é capaz de determinar, ao fim do dia, tudo o que foi movimentado e ainda realizar uma interface com o Banco Central.

Vocês sabiam que ainda há  operador de caixa que possuir o Ensino Médio completo e conhecimentos básicos de informática, será que só isso basta?

O conhecimento não está mais no banco de uma faculdade exclusivamente, é preciso ampliar as competências e potencialidades nos diversos outros caminhos de aprendizagem.

O emprego e o crescimento na carreira são resultados das pessoas que desenvolvem a capacidade de serem autodidatas e disciplinadas na busca do conhecimento.

Hoje é comum a frase: “Se a empresa me der uma oportunidade, eu vou aprender.” Essa crença demonstra comodidade e falta de proatividade, pois o crescimento de uma pessoa não pode depender, exclusivamente, de uma oportunidade dada por terceiros. Isto é abrir mão de ser o protagonista do seu próprio desenvolvimento.

Na próxima semana, vamos falar mais sobre “SER AUDIDATA e PROATIVO”. Competências essenciais para uma carreira, falaremos também de como essas competências podem ser demonstradas em uma Análise de Perfil Profissional.

Dinamar Makiyama

Consultora/Psicologa: Área de Avaliação de Perfil Comportamental e Assessment.

Instagram: Dinamar Makiyama

Sem comentários

Cancelar