Cargos e salários na área pública: o que você precisa saber?

Cargos e salários na área pública: o que você precisa saber?

O plano de cargos e salários tem como objetivo o entendimento e equilíbrio das funções dentro de uma empresa. Por meio de uma descrição e especificação de cargos bem estruturada, é possível definir com maior eficiência as responsabilidades de cada agente, assim como a adequação de seus rendimentos e outros fatores inerentes ao cargo.

Na área pública, a cobrança por eficiência nas repartições é muito mais acirrada, já que o funcionalismo está a serviço da população e oferece salários mais altos que o setor privado.

Além disso, o plano de cargos e salários das áreas públicas precisa estar de acordo com o princípio da isonomia, ou seja, é preciso garantir que as diferenças salariais sejam determinadas unicamente pelo cargo ou atribuições da função.

Portanto, torna-se essencial um bom plano de cargos e salários na área pública, a fim de garantir o posicionamento dos servidores certos nos lugares certos e salários justos, mantendo a legalidade do plano e a eficácia dos serviços. Mas quais serão os desafios encontrados? Continue lendo para entender.

Principais desafios na administração de cargos e salários na área pública

A gestão de pessoas por si só já é bem mais desafiadora no setor público. A estabilidade da qual goza os servidores já pede processos mais elaborados a fim de mantê-los motivados e trabalhando de modo eficiente. Além disso, em muitas situações, as verbas para executar as mudanças necessárias para melhorar a eficiência do trabalho e da gestão são baixas ou inexistentes, dificultando a contratação de um bom serviço de consultoria.

Mesmo quando são viáveis, as mudanças executadas a fim de adequar o plano de cargos e salários à realidade da repartição podem esbarrar na legislação vigente, exigindo a aprovação da Câmara, o que pode acarretar em muita perda de tempo.

Por fim, a falta de avaliação adequada é outro entrave na administração pública, visto que ela acarreta em muitos servidores que não estão devidamente capacitados para o cargo que ocupam. Ainda assim, é também preciso tomar muito cuidado com exonerações e mudanças indiscriminadas de funções que podem acarretar punições ao gestor por desviar o agente de função.

Importância do planejamento para efetividade da gestão de cargos e salários

Quando bem elaborado, o plano de cargos e salários é uma ferramenta fundamental para garantir que cada agente esteja alocado corretamente em suas respectivas funções e com a remuneração adequada. Sendo assim, os agentes tendem a ter um melhor rendimento e dedicação ao trabalho, empregando suas competências de forma mais elevada para alcançar os objetivos do órgão público.

Isso acontece porque os servidores passam a ter uma melhor visão de desenvolvimento, conhecendo as diversas possibilidades existentes no órgão público e podendo se preparar para alguma delas, desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes para alcançar posições mais elevadas.

Vimos, portanto, que o órgão público é muito beneficiado por um bom planejamento de cargos e salários. A manutenção dos talentos gera mais competitividade e reduz significativamente o número de exonerações, melhorando a qualidade dos serviços prestados e reduzindo a necessidade de novos concursos e contratações.

Esperamos ter ajudado você a entender um pouco mais sobre a importância de um bom planejamento de cargos e salários na área pública. Para receber muito mais conteúdos interessantes como este, curta a nossa página no Facebook.

2 Comentários

Cancelar

  1. eu gostaria de fazer um treinamento neste tema

    • Enable People Service Ltda

      Cleonice, boa tarde.
      Nossa agenda de cursos para 2019 ainda não foi publicada.
      Assim que tivermos eu te envio.
      Atenciosamente
      Samantha Morgan