Entenda como mensurar a produtividade no serviço público

Entenda como mensurar a produtividade no serviço público

É muito importante que a gestão pública ofereça sempre qualidade e agilidade à sociedade. Ainda que a sociedade seja naturalmente exigente, ela também está no seu direito de reivindicar tais características nesse tipo de atendimento.

No entanto, isso não está ligado apenas a equipamentos de última geração ou a bons salários para todos os cargos. Um trabalho bem executado também depende de servidores produtivos e preparados para sanar as necessidades da população.

Mensurar a produtividade no serviço público ainda é um desafio, mas existem algumas formas de realizar essa tarefa e obter excelentes resultados. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o assunto!

A partir do estabelecimento de objetivos e metas

Na gestão pública, a rotina costuma ser sempre muito atribulada. São muitas pessoas para atender diariamente e ainda é preciso conciliar esse suporte ao público com outros compromissos internos que devem ser mantidos em dia, como reuniões, atualização de cadastros, entre outras atividades.

Por isso, é interessante estabelecer objetivos e metas por dia e também dentro de determinado período, como mês ou semestre. Assim, as tarefas de urgência são cumpridas de imediato, as pendências diminuem consideravelmente e a produtividade passa a ser uma realidade do órgão.

Por meio de relatórios apropriados para mensurar a produtividade

É muito importante que o serviço público mantenha relatórios periódicos com a descrição da realização de processos e operações, datas e demais detalhes que sirvam como métricas. Dessa forma, o órgão terá como construir comparativos e enxergar a evolução do seu trabalho.

Esses documentos também ajudam a identificar pontos de melhoria e a definir o que pode mudar para otimizar o cotidiano. Além disso, será possível avaliar a frequência de erros e as etapas pelas quais cada atividade passou. Com essas informações em mãos, o servidor direciona melhor suas responsabilidades e se torna mais produtivo.

Com a análise de indicadores de desempenho

É fundamental que a gestão pública se preocupe em medir o desempenho de suas equipes. Por meio dessa simples providência, será mais fácil perceber se a produtividade realmente se desenvolve ali dentro e o que ainda precisa ser feito para ajustá-la.

Para que isso aconteça, existem os chamados indicadores de desempenho. Os mais importantes deles são:

  • indicador de tempo de resolução de problemas;

  • indicador do nível de serviço de entrega;

  • indicador de qualidade na gestão pública;

  • indicador de engajamento da equipe.

Como você pode ver, cada um deles corresponde aos resultados que se espera do atendimento público: soluções e processos coerentes, que sejam entregues de forma rápida, que deixem a população satisfeita e sejam realizados por uma equipe interessada e dedicada.

Ao analisar todos esses fatores, será possível mensurar a produtividade do setor e também verificar sua eficiência de modo geral. Para completar, cada servidor poderá ser avaliado de forma individual e cumprir metas, objetivos e melhorias de acordo com seu posicionamento.

Deseja aplicá-los no seu local de trabalho? Então saiba como medir o desempenho da equipe na gestão pública e transforme seu atendimento e suas tarefas agora mesmo! A população agradece!

Sem comentários

Cancelar