O uso da tecnologia em uma avaliação de desempenho no setor público

O uso da tecnologia em uma avaliação de desempenho no setor público

O uso da tecnologia em uma avaliação de desempenho no setor público tem sido de grande importância para as entidades que já aderiram a um sistema de gestão automatizado, auxiliando na otimização dos processos e trazendo mais assertividade nas avaliações dos servidores.

Nas próximas linhas, vamos buscar um maior entendimento sobre a avaliação de desempenho, como a tecnologia pode ajudar e como escolher um software eficiente. Acompanhe!

Como é feita a avaliação de desempenho no setor público?

Nas organizações públicas, a avaliação de desempenho tem como objetivo avaliar a performance dos serviços prestados, acompanhar o trabalho dos gestores e das suas equipes a fim de apurar se estão fazendo um trabalho eficiente em prol da população além de fazer um levantamento do que não está funcionando com eficácia, entre outros. O método de avaliação deve ser escolhido de acordo com o fator a ser avaliado e o propósito da avaliação, visando sempre aprimorar o desempenho geral da entidade.

Como usar a tecnologia em uma avaliação de desempenho no setor público?

Hoje em dia, muitas empresas oferecem soluções para uma avaliação de desempenho de forma automatizada. O uso da tecnologia no setor público deve ser aproveitado como uma forma de reduzir gastos e agilizar processos, garantindo que o princípio da eficiência seja respeitado.

A avaliação de desempenho pode ser realizada por meio de aplicativos e acessíveis, tanto em Celulares, PC’s e notebooks quanto em smartphones e tablets, facilitando a vida do gestor assim como a do servidor além de possibilitar maior engajamento de todos os envolvidos no processo.

Como escolher um bom software de avaliação de desempenho?

Há muitas opções de sistemas de gestão disponíveis no mercado que oferecem suporte para a avaliação de desempenho. É importante escolher um software que tenha sido planejado para a área pública, pois há diferenças significativas na forma de avaliar desempenho entre a área pública e privada, tenha uma Consultoria de Recursos Humanos como apoio na implantação e que seja amigável e intuitivo para que todos os servidores tenham facilidade para participar da avaliação. Um software confuso ou de difícil acesso pode desmotivar os trabalhadores, implicando em uma participação menos efetiva, o que influencia diretamente a eficácia da avaliação.

Também é importante se certificar de que o sistema escolhido conta com armazenamento em nuvem e um bom desempenho no gerenciamento de dados a fim de garantir fácil acesso aos gestores responsáveis pela avaliação. Por fim, é necessário garantir a escolha do melhor custo-benefício para que o princípio da eficiência dos serviços públicos seja cumprido.

Entender profundamente os métodos de avaliação de desempenho é muito importante para que o gestor obtenha bons resultados com a sua equipe e possa escolher um sistema de avaliação de desempenho eficaz.

Assim, podemos concluir que a tecnologia é uma grande aliada e estará cada vez mais presente nos processos de gestão de pessoas do setor público. Além disso, as avaliações de desempenho são mais assertivas quando são facilitadas pelo uso da tecnologia adequada gerando um alto nível de participação dos servidores no processo.

Agora que você já sabe tudo sobre o uso da tecnologia em uma avaliação de desempenho no setor público, aproveite para entender também a importância de se fazer pesquisas de clima nas entidades públicas.

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para todos que leêm e participam desta roda de conhecimento.
 
Não deixe de ler outros post sobre o tema que estão disponíveis no blog.
 
Dinamar Makiyama
 
CEO do Grupo Makiyama, sendo responsável pela gestão administrativa do Grupo composto pelas empresas CKM Serviços, Enable People Service e Makiyama Informática.
 
Graduada em Matemática e Psicologia, pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas, MasterCoach de Executivos e Hipnoterapeuta.

 

Sem comentários

Cancelar