Plano de desenvolvimento de carreira: como traçar com ajuda de uma Consultoria de Desenvolvimento?

Plano de desenvolvimento de carreira: como traçar com ajuda de uma Consultoria de Desenvolvimento?

Ter uma carreira estável e bem-sucedida é o sonho de todo profissional. Para que isso aconteça, é extremamente importante a criação de um plano de desenvolvimento de carreira.

O plano de desenvolvimento tem como objetivo adquirir e aprimorar habilidades necessárias para a atuação na função escolhida. Por meio dele, o profissional também aprende a estabelecer um foco, com metas, cronogramas e estratégias para curto, médio e longo prazo, visando o alcance de um determinado resultado.

Mesmo com toda a estabilidade característica do serviço público, o plano de desenvolvimento é necessário. Aspectos como avaliação de desempenho no estágio probatório, progressão salarial e processo administrativo disciplinar (mais conhecido com PAD), por exemplo, devem ser levadas em conta no planejamento profissional do servidor. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue conosco!

O que deve ser levado em conta ao criar um plano de desenvolvimento de carreira?

Primeiramente, é importante que se faça uma boa análise da carreira como um todo. Por exemplo, se você ingressou no serviço público como assistente administrativo, é importante analisar o que pode ser feito para que haja crescimento, como algum tipo de curso que o faça trabalhar em alguma área de interesse e, ainda por cima, aumentar a remuneração.

Mapear o perfil profissional também é muito importante. Por exemplo, se você tem dificuldades com cálculos, não é muito inteligente planejar toda a sua carreira em cima de cargos voltados para o setor financeiro.

Por fim, não se esqueça de sempre acompanhar e avaliar o seu progresso. Isso significa avaliar e reavaliar o plano de desenvolvimento de carreira à medida que as etapas forem sendo cumpridas. A revisão do seu plano é extremamente importante para identificar eventuais falhas no processo.

Qual a importância do plano de metas no planejamento de desenvolvimento de carreira?

O plano de metas é o principal responsável por direcionar o plano de desenvolvimento para o resultado desejado. Tenha bom senso e defina metas que realmente podem cumpridas, com prazos justos. Não se esqueça de alinhar as metas pessoais com as profissionais: isso ajuda muito no caso de possíveis imprevistos.

Veja, abaixo, algumas dicas para estabelecer metas:

  • pense no que deseja conquistar;

  • meça os resultados e a evolução desses objetivos;

  • monte um plano de ação para cada um deles;

  • estabeleça metas realistas, entre outras dicas.

Qual a importância das consultorias de desenvolvimento nesse processo?

Para realizar todas as atividades acima citadas com segurança, não hesite em procurar uma boa consultoria de desenvolvimento profissional. Existem hoje, no mercado, diversos profissionais voltados para o crescimento profissional, que podem ajudá-lo a estabelecer o planejamento da sua carreira sem se sentir perdido e inseguro.

Essas consultorias oferecem diversos serviços, tais como coaching, treinamentos e avaliações, usando ferramentas comportamentais modernas e eficientes, muitas internacionais.

Portanto, ao ingressar no serviço público, desenvolva o seu plano de desenvolvimento de carreira utilizando as dicas aqui citadas. E não se esqueça de procurar uma consultoria de desenvolvimento para ajudá-lo nessa missão!

Gostou de aprender como traçar um plano de desenvolvimento de carreira com ajuda de uma Consultoria de Desenvolvimento? Então, não deixe de consultar o nosso blog e aprender mais sobre por que fazer pesquisa de clima organizacional no setor público.

Sem comentários

Cancelar