Por que fazer um curso sobre auditoria dos concursos públicos?

Por que fazer um curso sobre auditoria dos concursos públicos?

O concurso público é a forma mais justa de avaliar candidatos que desejam ocupar cargos em órgãos públicos. Por meio de processos seletivos confiáveis é possível dar mais qualidade ao serviço público. Nesse sentido, a auditoria dos concursos públicos se torna uma ferramenta essencial.

A Constituição de 1988 determinou que o ingresso no serviço público fosse feito por meritocracia (provas), mas deixou lacunas que foram, com o tempo, preenchidas por decretos, resoluções e portarias.

Entenda a seguir o que é o conceito de auditoria pública dos concursos públicos, o que envolve a contratação de um curso na área e quais as suas vantagens na prática!

O que é a auditoria de concursos públicos?

A auditoria existe em muitas áreas, não só na esfera pública e muito menos somente em concursos públicos. No geral, esse conceito está ligado a uma investigação criteriosa de processos a fim de resguardar que eles cumpram determinados critérios. A auditoria dos concursos públicos serve para acompanhar a empresa organizadora contratada para realizar o concurso e prevenir para que não ocorram problemas como:

  • impugnações;

  • cancelamento do processo de seleção;

  • fraudes;

  • vazamento de informações, desde a construção do edital até a apresentação do resultado final.

Diante disso, é possível compreender a grande relevância que a auditoria tem para que o processo ocorra de forma segura. Somente ao evitar cada um desses problemas é que se garante que sejam selecionadas aquelas pessoas que realmente estão preparadas para ingressar no serviço público.

Esse tipo de trabalho é realizado pela comissão do concurso, nomeada exclusivamente para esse fim, pois é preciso ter conhecimento para gerenciar esse processo. Infelizmente, na prática, isso muitas vezes não acontece. A grande maioria das pessoas que participa dessas comissões é leiga no assunto.

Com isso as equipes acabam ficando a mercê das organizadoras, não apresentando conhecimento suficiente para acompanhar e auditar, nem para que o processo de seleção não sofra impugnações, cancelamento, fraudes ou vazamento de informações. Situações que prejudicam todos os envolvidos. É aí que entra a importância de contratar um curso terceirizado sobre auditoria dos concursos públicos. 

Por que contratar um curso sobre auditoria dos concursos públicos terceirizado?

A comissão deve zelar pela transparência e isonomia do processo, mas, se ela não acompanha o que a organizadora está realizando, não há como garantir que estes princípios sejam atendidos de forma íntegra. Observa-se que nesse contexto há prejuízos para todas as partes envolvidas. 

Sem uma equipe preparada para companhar o processo, o órgão corre o risco de perder a credibilidade, sofre processos dos candidatos, sofre perda de dinheiro público e tem ainda sua imagem manchada para futuros concursos. Já a organizadora perde o direito de trabalhar, paga altas multas, sofre processos dos candidatos e perde também a sua reputação no mercado.

O candidato, por sua vez, perde a chance de conquistar um emprego, frustra-se com as organizações públicas, perde seu investimento em horas de estudos, investimentos esses em inscrições, cursos e deslocamento para participar do processo de seleção. Ou seja, um processo sem o acompanhamento por uma comissão preparada leva à perda de todas as partes envolvidas.

Que vantagens um curso preparatório oferece?

Já falamos aqui dos inúmeros prejuízos que a falta de preparo para conduzir essa auditoria pode gerar. Agora, vamos mostrar as vantagens que esse tipo de contratação oferece. Acompanhe!

Legalidade

Não podemos deixar de citar que há um aspecto legal envolvido com a realização de concursos públicos. Portanto, as primeiras vantagens são de natureza legal. Um curso preparatório evita que os integrantes das comissões sejam responsabilizados administrativamente por falta de processo de acompanhamento como gestor do contrato e de sua execução.

Para quem trabalha em órgãos públicos sabe a necessidade de estar em dia com regras e disposições legais e que não dá para ignorar esse aspecto no seu trabalho.

Prevenção

Quem atua com prevenção diminui as chances de ter qualquer tipo de problema. Essa é uma verdade que cabe em qualquer contexto. Com um curso preparatório, a comissão será capaz de identificar os pontos de riscos na organização de um concurso público.  Tanto pela perspectiva do organizador, prevenindo fraudes, aprendendo mecanismos de acompanhamento quanto distinguindo o que é praxe e usual daquilo que é correto fazer para que o processo tenha transparência, isonomia e segurança.

Eficiência

Quem já esteve envolvido com esse tipo de trabalho sabe a complexidade que envolve todas as suas etapas. Vale lembrar que algumas das etapas dos da abertura de concursos públicos são:

  • ​vacâncias;

  • identificação das vagas;

  • pedido das vagas ao órgão superior;

  • autorização das vagas;

  • elaboração da minuta do edital;

  • escolha da organizadora;

  • elaboração do edital;

  • aplicação das provas, dentre outras.

O acompanhamento desse processo trata-se, portanto, de um um trabalho muito complexo e com responsabilidades que oneram o órgão e suas equipes na realização. Com isso, buscar eficiência e simplificar o processo é uma habilidade que somente quem conhece a fundo o assunto consegue. Contratando uma empresa especializada, a comissão vai absorver o conhecimento de auditores especializados na avaliação de organizadoras pela ótica do prestador do serviço.

Qual são os riscos reais dos concursos públicos?

Depois de todas essas evidências que comprovam a importância de acompanhar a auditoria com pleno domínio do processo, vale destacar que cada decisão relacionada a concursos parte de tribunais. O Congresso Nacional, em 25 anos, ainda não teve tempo e interesse de aprovar uma lei. Com isso, as bancas e os órgãos continuam praticamente livres para fazerem o que entendem como correto.

Há alguns decretos que cada órgão público, cada estado e cada município constroem com suas regras, mas ações judiciais criaram inconsistências e há uma grande falta de informação. Diante disso, não é difícil concluir que todo cuidado é pouco quando se trata desse assunto. 

O curso sobre auditoria dos concursos públicos tem um peso decisivo para manter a segurança desse tipo de processo de seleção. Respeitar a sua importância é, acima de tudo, respeitar princípios fundamentais da Constituição brasileira e própria segurança do servidor.

Quer saber mais sobre esse tipo de preparação para auditorias públicas? Entre em contato conosco e já comece a entender como isso pode garantir a transparência nos concursos públicos!

Sem comentários

Cancelar